AS PESSOAS PODE ATÉ DUVIDAR DO QUE VOCÊ DIZ, MAS ELAS ACREDITARÃO NO QUE VOCÊ FAZ
Lewis Cass
Obrigado pela Visita alterar nome

Nadar Ou Estudar! Os Dois....



Boa matéria de Junho de 2010, sobre o nadador Marcos Macedo, atleta da Seleção Brasileira.

Nadar ou estudar? Os dois!
28 JUNHO 2010
Marcos Macedo, uma das maiores promessas olímpicas da natação brasileira, prova que é possível conciliar o esporte com os estudos

Por Lissiany Oliveira

Estudioso, baladeiro, antenado com as mídias sociais: essas seriam características comuns para um jovem de 19 anos se não estivéssemos falando de Marcos Antônio Macedo, nadador de destaque no cenário da natação brasileira. Nascido em uma família que dá prioridade à educação, hoje o maior desafio para Marcos não é quebrar recordes nas piscinas, mas sim conciliar o esporte com os estudos.

O jovem, que pretende prestar novamente o vestibular para medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), diz que sempre foi um aluno aplicado, e não há como duvidar – em 2009, ele chegou a ficar em 38º lugar, mas acabou caindo para a 119ª posição na segunda fase e não foi aprovado.

Marcos é o único atleta na Seleção Brasileira que carrega vários livros na bagagem. Isso porque o nadador aproveita os intervalos entre as provas durante as competições para estudar, “Já consigo me concentrar em qualquer lugar, até mesmo na arquibancada de alguma competição. Sei que tenho que estudar muito”, conta.

Por causa dos estudos, Macêdo integra atualmente a equipe do São Caetano. O clube permite que o atleta treine em Natal, o que dá a ele a oportunidade de se dedicar também à preparação para o vestibular. Para buscar o sonho de ser médico, Marcos já recusou duas vezes a proposta de integrar o quadro do Pinheiros, importante clube brasileiro. “Eu só aceito a proposta de algum clube que me dê condições de conciliar estudo e trabalho”.

Além de ser o único integrante da seleção brasileira que não treina na região Sudeste, Marcos Macêdo é também o único que não treina em piscina olímpica. Mas isso não tem impedido o atleta de conquistar títulos. Prova disso é que recentemente Marcos conseguiu um ouro no revezamento 4 x 100 metros livres na Copa Latina de Natação, em Mar Del Plata, na Argentina. Na mesma competição, o nadador ainda conseguiu o recorde nos 50 metros borboleta, derrubando a marca do espanhol Rafael Muñoz.

As últimas realizações do atleta o fizeram ser considerado uma das grandes promessas olímpicas da natação brasileira. Para ele, só o fato de ser considerado uma promessa já é uma grande responsabilidade, “Isso é fruto do trabalho que estou fazendo com a equipe e que ainda posso fazer. Eu fico meio lisonjeado por isso e com uma responsabilidade maior pra tentar realmente fazer jus a essa denominação”. O jovem revela que pretende alcançar índices para outros eventos internacionais e diz que já está se preparando para o Torneio Open em novembro deste ano e para o Mundial em julho de 2011.

Segundo Macedo, o segredo para conciliar o esporte com os estudos é se organizar. “É tudo uma questão de organização, eu não posso ficar 24 horas por dia treinando nem 24 horas estudando”, diz. Disciplinado, o jovem monta um cronograma semanal em que define os horários de estudo e de treino. “Eu procuro me organizar e seguir esse cronograma para que dê tempo de fazer tudo”, explica.

Mesmo com a vida regrada, Marcos não deixa de se divertir. O atleta diz que de vez enquanto ainda encontra tempo para curtir as baladas, “Quando eu tenho oportunidade, curto com meus amigos festas aqui e em outras cidades”. O nadador comenta que, apesar de gostar de ir a festas, procura não consumir produtos que atrapalhem o seu rendimento físico, “Não sou de beber, fumar, essas coisas que atrapalham o corpo humano, pois sou um atleta. E acho também que ninguém deveria fazer isso, pois só faz mal”, finaliza.

Marcos Macedo conseguiu entrar em Medicina, esteve no Mundial de Shangai deste ano e devido a vida atribulada do início do curso de Medicina não consegui treinar tudo o que queria e pediu a desconvocação da Equipe Brasileira para o Pan de Gualajara. Porém, como pode ser lido no Post do Blog do Coach abaixo, ele não abdicou de seus sonhos Olímpicos. Quem realmente quer (Educação e Esporte de Alto Nível) corre atrás.... é difícil ... mas dá para conciliar.

____________________________________

Inscreva-se e receba as novidades da Apan:

Delivered by WELTON GUERIN

 
Powered by Blogger