AS PESSOAS PODE ATÉ DUVIDAR DO QUE VOCÊ DIZ, MAS ELAS ACREDITARÃO NO QUE VOCÊ FAZ
Lewis Cass
Obrigado pela Visita alterar nome

CONFIRA A BRIGA ENTRE Phelps X Lochte QUE NINGUÉM VIU

ASSISTA O VIDEO




MOUSSAMBANI. O HOMEM QUE APRENDEU A NADAR PARA IR AOS JOGOS OLÍMPICOS....ENCARE SEUS MEDOS.....UM EXEMPLO A SER SEGUIDO 2.0....

Nadador da Guiné Equatorial venceu uma eliminatória dos 100 metros em 2000. Estava sozinho e não se agarrou à corda por pouco




Ryan Lochte conquistou cinco medalhas de ouro nos Mundiais de natação em Xangai e tornou-se numa figura incontornável. Com sete medalhas (apenas quatro de ouro), Phelps igualou o recorde de pódios numa única edição de mundiais e confirmou que foi a sua última participação (agora só pensa nos Jogos Olímpicos de Londres). A tendência parece ser clara: para entrar na história é preciso conseguir grandes resultados. Mas, como em todas as tendências, há excepções. Há 11 anos, Eric Moussambani tornou-se no nadador mais lento - e ainda assim mais emblemático - da história dos 100 metros livres.
O sonho de Pierre Coubertin implicava a envolvência de vários povos e culturas reunidos em torno do desporto. Em 2000, o Comité Olímpico decidiu levar a ambição de Coubertin mais além. Dessa forma, foram dadas oportunidades a atletas de países em desenvolvimento e Eric Moussambani, da Guiné Equatorial, foi escolhido para competir numa das eliminatórias dos 100 metros livres. Na mesma prova, Moussambani teria a companhia de outros dois atletas na mesma situação: Karim Bare (Níger) e Farkhod Oripov (Tadjiquistão). Se hoje os fatos de poliuretano são proibidos, há 11 anos já Moussambani optava por utilizar apenas uma tanga azul.
Os milhares de adeptos das bancadas não sabiam o que estava prestes a acontecer, mas aquele jovem de 22 anos do Equador africano seria o vencedor da prova mais solitária e peculiar da história da natação. Bare e Oripov, quiçá nervosos com a estreia, cometeram uma falsa partida e foram desqualificados. Moussambani estava sozinho e tudo dependia dele. O nervosismo era natural. Afinal de contas, tinha aprendido a nadar em Janeiro de 2000 e até chegar à Austrália nunca tinha visto uma piscina de 50 metros. Nem nadado 100 metros seguidos. A experiência de Eric limitava-se à piscina de 20 metros de um hotel em Malabo, a capital da Guiné Equatorial.
O tiro de partida soou e Moussambani fez-se à água. O recorde mundial era do australiano Michael Klim, com 48,18s mas o objectivo era apenas completar a prova. Cedo se percebeu porquê. As dificuldades técnicas eram óbvias, a cabeça estava sempre acima da linha de água e até ficar com o corpo numa posição horizontal parecia difícil para Moussambani. À passagem dos primeiros 50 metros, o tempo de 40,97s não deixava grandes promessas para a segunda metade. O pesadelo do nadador africano estava prestes a começar. A inexperiência fez daqueles segundos 50 metros um calvário e só os gritos do público o impediram de desmoralizar nos últimos metros quando as braçadas o pareciam afastar da meta, em vez de aproximar. Na prova em directo, um comentador chegou mesmo a prever que Moussambani teria de se agarrar à corda. "Os últimos 15 metros foram difíceis", afirmou, para depois agradecer a um público que já estava completamente rendido a Eric, a Enguia, como ficou conhecido: "Quero mandar abraços e beijinhos ao público. Foram os aplausos que me fizeram conseguir."
O resultado de 1m52,72s não desmotivou Moussambani. Foi mais do que o dobro dos melhores do mundo, nem sequer daria para bater o recorde dos 200 metros e está ao nível dos nadadores mais rápidos no escalão entre os 100 e os 105 anos, mas para o africano valeu a pena. Saiu de Sydney com a promessa de voltar quatro anos depois e, apesar de em 2004 já conseguir completar a distância em menos de 57 segundos, não viajou para Atenas. Os problemas com o passaporte, sem fotografia, impediram--no de cumprir o segundo sonho olímpico. A desilusão falou mais alto e, aos 26 anos, Moussambani optou por abandonar a carreira: "Gostaria de continuar a nadar mas não sei se vou conseguir. As pessoas queriam que eu voltasse. Queriam ver-me em Atenas. É terrível o que me fizeram. Deixa-me zangado porque estava a treinar para estar em Atenas."




CONFIRA O VIDEO DA PROVA ABAIXO


´PHELPS CORINTIANO´ DE 14 ANOS TROCA DE ÍDOLO NAS PISCINAS E MIRA DUELO COM MARMANJOS....UM EXEMPLO A SER SEGUIDO

O Corinthians prepara um candidato a estrela da natação brasileira. Aos 14 anos, Brandonn Pierry sobra nas competições contra rivais da sua idade e já ostenta marcas que lhe garantiriam conquistas em categorias mais avançadas. Especialista em provas de fundo, ele tem como ídolos atletas norte-americanos, apesar da boa fase da natação brasileira: o multicampeão Michael Phelps e, agora, Ryan Lochte, são os exemplos do garoto, ansioso para enfrentar os adultos.
“Sempre gostei muito do Phelps, mas agora meu maior ídolo é o Lochte. Ele é mais versátil e está em melhor fase. O Phelps está se preparando para as Olimpíadas de 2012”, avaliou Brandonn. Lochte foi o destaque do último Mundial ao conquistar cinco ouros e quebrar o recorde dos 200 m medley. Phelps faturou quatro ouros.
Não é à toa que Brandonn Pierry gosta da dupla. O garoto quebrou quatro recordes no último Campeonato Brasileiro de inverno e já começa a sentir o gosto de superar marcas. Ele também é versátil. Venceu, com recordes, os 1.500m livre, os 400m medley, os 400m livre e os 200m costas.
“Minha especialidade é nos 1.500m, mas gosto do medley também. E quero melhorar meu nado borboleta para evoluir no medley”, projetou.


Com os tempos que conseguiu recentemente como infantil, Brandonn Pierry estaria no pódio também nas categorias juvenil e júnior (com atletas até três anos mais velhos). Por isso, ele tem planos ousados. No ano que vem, sua meta é competir entre os adultos.

VEM AI A CARREATA DA VITORIA..... E SUA PRESENÇA É FUNDAMENTAL


A conquista dos jogos regionais foi magica, muita garra e muita determinação, agora chegou a hora de curtir sua vitoria, nesta sábado acontece a carreata da vitoria em comemoração a conquista que você construiu, a Apan esta convidada, não importa se seu filho não tem idade ou não participou dos jogos regionais, você esta ligado ao esporte paraguaçuense, e esta conquista é sua também, então participe.

HORÁRIO DE SAÍDA:  8:30 DA MANHÃ
LOCAL: CENTRO DE CONVERGÊNCIA

____________________________________

Inscreva-se e receba as novidades da Apan:

Delivered by WELTON GUERIN

 
Powered by Blogger