AS PESSOAS PODE ATÉ DUVIDAR DO QUE VOCÊ DIZ, MAS ELAS ACREDITARÃO NO QUE VOCÊ FAZ
Lewis Cass
Obrigado pela Visita alterar nome

SAIU NO BLOG DE DANIEL TAKATA O RAIA QUATRO NEWS

NOTA DO COACH WELTON:
ola pessoal quando vi a materia no blog do meu amigo Daniel não pude deixar de reproduzi-la aqui no nosso blog, pois ela retrata a realidade de uma pais que não sabe lapidar seus talentos, e principalmente mostra a falta de consiência das familias e  dos professores, quem treina comigo a algum tempo sabe do que estou falando e dos exemplos que temos na região e até mesmo bem mais perto....
vale apena ler a materia se você é atleta ou pais de atleta!!!


Menino prodígio?

Autor: dtakata

O texto abaixo foi publicado neste blog no dia 6 de março de 2004. Lendo-o hoje, é interessante constatar o que aconteceu depois de seis anos. Comentários logo após o texto.



Assisti ontem uma reportagem na TV Cultura e não poderia deixar de citá-la aqui, nem de dar minha opinião.




A emissora fez uma reportagem com Alfredo Marchetti, um jovem nadador (e põe jovem nisso: 9 anos!) de Santa Catarina. Pasmem: ele treina 5 horas por dia (entre natação, musculação e alongamentos) e nunca perdeu nenhum torneio que disputou. Chegou a disputar uma espécie de Mundial para sua idade nos Estados Unidos, onde conquistou o troféu de melhor nadador do mundo. Na verdade, a história de Alfredo já foi destaque há algum tempo, no jornal O Estado de São Paulo.



Futuro fenômeno? Há controvérsias. Todos sabem que grandes resultados nas categorias inferiores não implicam em excepcionais resultados nas categorias maiores (simples constatação: veja, por exemplo, a tabela de recordes paulistas de petiz e infantil, e conte quantos daqueles nadadores estão entre os melhores do Brasil hoje, ou até mesmo se continuam a nadar).



Parte disso se deve à cobrança excessiva dos pais das crianças, quando estes deveriam se preocupar em deixar a criança curtir a infância, nadar por prazer, ao invés de exigir vitórias nas competições. O pai de Alfredo, Caio Marchetti, diz que já começou um planejamento para que o menino chegue às Olimpíadas de 2008 pronto para conquistar medalhas de ouro, e se tornar, aos 14 anos, o mais jovem nadador recordista olímpico.



Será que vale a pena sujeitar a criança a uma rotina tão dura de treinamentos visando um objetivo quase impossível? Digo quase impossível porque muitas coisas podem acontecer até 2008: a criança enjoar da natação (duvido que alguém não conheça ex-nadador que abandonou a natação por causa disso), seu rendimento cair (novamente, o caso da maioria dos campeões nas categorias menores), entre outros problemas. A formação de um campeão olímpico não é simples, e exige uma conjunção de diversos fatores, inclusive sorte. Não estou jogando praga, e torço para que ele se torne um campeão (o Brasil precisa disso!). Mas se isso não acontecer, quais serão as sequelas para o garoto e para o pai?



Frase do pai: "Está mais do que provado que os verdadeiros vencedores são formados muito cedo". Quão "cedo"? 13, 14 anos? Concordo, mas nunca 9, 10 anos. Dei uma olhada nos rankings all-time americanos para nadadores menores de 10 anos em piscinas de jardas: Michael Phelps, o maior nadador do mundo, conhecido prodígio precoce, não figura no topo em nenhuma prova dos rankings. Achei o nome dos campeões mundiais Aaron Peirsol, Jenny Thompson e Anthony Ervin em posições intermediárias. E verdadeiros fenômenos da natação de lá, como Amanda Beard (vice-campeã olímpica com 14 anos), Natalie Coughlin, Gary Hall Jr, Ian Crocker e Ed Moses, nem sequer figuram entre os 100 melhores! Para os rankings de 11-12 anos, a situação para estes nadadores melhora um pouco, mas nem sombra dos nadadores fenomenais que eles seriam anos mais tarde (a melhorzinha é Amanda Beard: 65ª nos 50 peito).



E mais: alguém já ouviu falar de um certo Chas Morton? No distante ano de 1982, ele fez tempos que ainda fazem dele o recordista americano sub-10 anos nos 100 livre e 50 borbo, e 3º nos 100 borbo. Onde foi parar?



E o pai continua: "Infelizmente, no Brasil, os pais acham que a competitividade prejudica a criança". Infelizmente para ele, não só os pais acham isso, mas também psicólogos e até nosso grande campeão Gustavo Borges, que coloca: "Acho que não vai fazer bem para um nadador de 9, 10 anos já pensar em traçar um objetivo tão ambicioso. O mais importante para ele nessa idade é se divertir, gostar do esporte, e não pensar em Olimpíada de 2008. Acho que vai fazer muito mal para a cabeça dele". Palavra de quem entende.



A Austrália, a exemplo do Brasil, sequer se preocupa em reconhecer recordes para nadadores tão novos. Ian Thorpe, o nadador mais jovem campeão mundial da história (15 anos), não possui nenhum recorde australiano para a categoria 13 anos. Os grandes nomes australianos da atualidade começam aparecer como recordistas lá pelos 15, 16, 17 anos, que já é idade de tomar porrada - e não 9, 10 anos...



Desejo boa sorte ao garoto, e quero dizer que não torço contra não - o tanto que escrevi acima mostra que verdadeiramente me importo e me preocupo com sua carreira.





Estamos em 2010. Este garoto tem hoje 16 anos. De acordo com o "planejamento" de seu pai, hoje Alfredo deveria ao menos estar disputando estaduais e brasileiros de categoria. Onde está ele? Uma busca por seu nome no Google só encontra textos que remetem ao período entre 2003 e 2004, quando ele era tratado como futuro fenômeno. Nenhuma ocorrência atual.



Em 2008, um leitor não-identificado do blog fez este comentário:



estudei com o Alfredo quando tinha 9 anos. lembro dos professores e psicólogos falarem com ele a sós. lembro que eles falavam do pai dele, que não era certo ele não se preocupar com os estudos só porque seria um nadador de sucesso. hoje temos 14 anos e fazem 2 que não o vejo. sei que 2 anos atras ele ainda nadava. estamos em 2008, é engraçado ler essa reportagem agora. será que ele participará das olímpiadas?

Sem mais ...

FERIAS FORÇADAS

É galera esta foi a noticia que recebi ao chegar dos jogos regionais, como sempre ja estou até me acostumando , me lmbro que quando chegamos do campeonato paulista  de verão de 2009 tambem recebi uma noticia meio desagradavel da diretoria do local onde treinavamos, mas enfim enquanto não temos a nossa piscina vamos tocando a vida assim mesmo, no entanto o periodo de ferias ficou da seguinte maneira:

de 19 de julho a 02 de Agosto

 retornando aos treinos nos horarios normais vizando o 2º semestre que não vai ser facil, a Copa São Paulo será realizada em Araraquara, em um otimo clube, e no dia 31 de Julho será a reunião da federação aquatica Paulista da
3º região onde eu juntamente com os demais tecnicos decidiremos o calendario regional. assim que sair o calendaro colocarei  aqui no blog Abraços e até Sabado na Festa julina

Abraços...

____________________________________

Inscreva-se e receba as novidades da Apan:

Delivered by WELTON GUERIN

 
Powered by Blogger