AS PESSOAS PODE ATÉ DUVIDAR DO QUE VOCÊ DIZ, MAS ELAS ACREDITARÃO NO QUE VOCÊ FAZ
Lewis Cass
Obrigado pela Visita alterar nome

video do paulista

Ela volto!!!!

com seu jeito "brava" emburrada, mais ela volto, resolvi colocar aqui no blog, pois fiquei muito feliz em ver ela nadando novamente parabens milena, que a sua volta seja cheia de vitoria e de sucesso.

MODELOS DOS CERTIFICADOS DE RECORDES DA EQUIPE

                                                                     COSTAS

                                                                



                                                              BORBOLETA


Direto do Blog do Daniel Takata





Ontem, a CBDA informou que o Troféu José Finkel, que seria realizado no Minas Tênis Clube no mês de setembro, irá acontecer no Rio de Janeiro, no Parque Aquático Maria Lenk.




É a terceira mudança envolvendo a competição, que a princípio seria organizada em Santa Bárbara D'Oeste e em uma outra data (que acabou coincidindo com a etapa do Rio de Janeiro da Copa do Mundo de Natação, por isso a mudança).



Interessante notar como as coisas mudaram desde a década de 90. Lembrando que o Finkel foi criado em 1972, no Paraná, e logo ganhou o status de Campeonato Brasileiro Absoluto de Inverno em piscina de 25m.



Na década de 80, a competição foi realizada em piscina de 50m, mas em 1989 voltou a ser realizada em piscina curta. No início da década de 90, a FINA passou a incentivar a realização de competições em piscinas de 25m, e parecia que a moda iria pegar. O primeiro Mundial de Curta foi realizado em 1993, e as premiações em dinheiro da Copa do Mundo atraiam os atletas. Com isso, invariavelmente, o Troféu José Finkel passou a ser realizado em piscina de 25m, no Clube Internacional de Regatas, em Santos, sempre no inverno (e, para desespero dos atletas, com chuva na maioria das vezes!).



Algumas poucas modificações foram feitas até 2005. Em 1996, foi disputado no final do ano no Inter, como Brasileiro de Verão, para que servisse de seletiva para o Mundial de Curta do ano seguinte. Em 1998, saiu de Santos e aconteceu no Vasco da Gama, no Rio de Janeiro. Em 1999 e 2000, visando as Olimpíadas, foi disputado em piscina de 50m.



Mas até 2005, a estrutura básica se manteve: Campeonato Brasileiro Absoluto de Inverno, realizado em Santos, em piscina de 25m.



Se olharmos para trás, as coisas realmente mudaram. Interessante notar que, de 2001 a 2005, todas as edições foram realizadas em Santos, sendo apenas uma delas (2003) em piscina de 50m. Agora, de 2006 a 2010, uma inversão: todas as edições realizadas fora de Santos, sendo apenas uma delas (2010) em piscina de 25m.



Por que isso? A piscina do Inter não é mais a "piscina de 25m mais rápida do mundo"? Na verdade não é isso. O fato é que piscina de 25m foi uma moda que já passou. Ninguém quer brasileiro absoluto em piscina curta. A Copa do Mundo de natação está esvaziada e ninguém dá bola para Mundial de Curta. Piscinas de 25m são excelentes para competições menores, mas em nível mundial só a piscina de 50m importa. Sempre foi assim e sempre será. O americano ex-recordista mundial David Berkoff já alertava sobre isso há 12 anos (para ler o texto, clique aqui). Ele estava certo.

____________________________________

Inscreva-se e receba as novidades da Apan:

Delivered by WELTON GUERIN

 
Powered by Blogger