AS PESSOAS PODE ATÉ DUVIDAR DO QUE VOCÊ DIZ, MAS ELAS ACREDITARÃO NO QUE VOCÊ FAZ
Lewis Cass
Obrigado pela Visita alterar nome

SAIU NO BLOG DO DANIEL DAKATA........UM ATOR CAMPEÃO


John Herbert o campeão da natação



Muita gente tomou conhecimento do falecimento do ator John Herbert no final do mês passado, aos 81 anos. Rosto muito conhecido da televisão e com várias novelas e filmes no currículo, era um dos atores brasileiros mais conhecidos.

No entanto, muito pouco foi falado sobre seu passado antes da carreira dramatúrgica. Sabiam que ele foi nadador? Pois é, e dos bons! O texto abaixo foi retirado do blog do professor Henrique Nicolini, um dos mais experientes jornalistas esportivos do Brasil (iniciou sua carreira em 1946) e conta um pouco da história de alguém que acompanhou de perto a trajetória do nadador John Herbert.

O falecimento de John Herbert Buckup teve uma ampla divulgação. A maioria dos órgãos de comunicação mais importantes do país dedicou um espaço significativo a esta figura que se tornou popular por seus vínculos com a televisão, o cinema e o teatro. Os que escaparam deste ângulo dedicaram algumas linhas à forte influência germânica na sua educação.

Quase todos “deixaram prá lá” o Johnny Buckup esportista e não incluíram na biografia divulgada sua atuação como um dos mais importantes nadadores do país. Eu, naturalmente, discordo. Como redator de esportes aquáticos desde março de 1946, acompanhei a carreira de Buckup – e não John Herbert como é chamado na TV – desde o início. Johnny aprendeu a nadar quando o Clube Pinheiros ainda se chamava Germânia. Ao atingir a categoria mais alta da natação infanto-juvenil, a de aspirantes, ele tornou-se recordista das provas de nado livre.

Como adulto, integrou a equipe que defendia São Paulo nos campeonatos brasileiros e o Brasil no sul-americano. Conquistou vários títulos de campeão brasileiro e fez parte do selecionado grupo de pinheirenses treinados por Kanichi Sato, que eram Willy Otto Jordan, Plauto de Barros Guimarães, Ralf Kestner e outros. Buckup completava o quarteto paulista e brasileiro dos revezamentos de 4 x 100 e 4 x 200, nado livre. Foi campeão brasileiro individual dos 1.500 metros.

Em 1963, quando nós dirigíamos o departamento de promoções e provas de A Gazeta Esportiva, resolvemos reeditar na represa Billings, em São Bernardo do Campo, a Travessia de São Paulo a Nado, interrompida em 1944 pela poluição do rio Tietê.

Convidamos Johnny Buckup para participar da prova. Ele já havia trocado o estrelato da piscina pela televisão. Atendendo à solicitação de um amigo, ele competiu na prova. Enfrentou seiscentos concorrentes e ficou com um honroso 20º lugar.

Estas linhas têm o objetivo de resgatar a memória esportiva deste amigo e de mandar uma mensagem de solidariedade para os familiares que perderam uma figura histórica da nossa cidade.
 

____________________________________

Inscreva-se e receba as novidades da Apan:

Delivered by WELTON GUERIN

 
Powered by Blogger