João Pessoa na Paraíba viveu momentos de tensão no último final de semana, e não foi pelas emoções dos resultados das Olimpíadas Escolares (12 a 14 anos) e sim, mais uma vez, pela confusão relacionada a legalidade ou não dos trajes 09/09.
O árbitro Marcelo Falção tentou impedir os atletas de utilizar os trajes com o selo e isso atingia grande parte, a maioria absoluta dos nadadores, que utilizam os trajes LZR da Speedo e Jaked. A proibição não foi acatada por um movimento muito forte dos pais presentes ao evento que ameaçaram em retirar todos os atletas do evento.
O mesmo problema tivemos no Troféu José Finkel quando outro árbitro da FINA Jefferson Borges tentou impedir a utilização destes trajes na prova dos 200 costas masculino. Na oportunidade, foi dada a chance aos atletas continuarem utilizando seus trajes e a CBDA fez uma solicitação de esclarecimento oficial a FINA e a resposta está publicada no post anterior.
Sei que a comunidade aquática de todo país está em polvorosa sem saber se os trajes estão ou não liberados. E, como se viu, a arbitragem está confusa sem saber ao certo se o que está sendo feito está correto.
O email recebido pela CBDA no dia 31 de agosto e publicado aqui no Blog confirma: os trajes que estão na lista do site oficial da FINA estão liberados incluindo os que apresentam a numeração 09/09.