Na próxima semana, de 10 a 12 de setembro, acontece a estréia do Circuito da Copa do Mundo FINA/Arena de Natação, no Parque Aquático Maria Lenk. O Rio de Janeiro terá a primeira das sete etapas programadas para este ano e 13 países participantes (ver relação no final do texto). As eliminatórias acontecem a partir das 18 horas. As finas serão nas manhãs de sábado (11/09) e domingo (12/09), a partir das 10 horas, com transmissão ao vivo do Canal Sportv.
A etapa do Rio contará ainda com o americano Randall Bal, que retorna ao cenário do Pan 2007 onde ganhou ouro nos 100m costas; o colombiano Omar Pinzón dono da marca sul-americana dos 200m costas em piscina longa, um dos três únicos recordes continentais que não pertencem a um brasileiro; e a argentina Cecília Biagioli, recordista sul-americana dos 400m livre.
A entrada do Brasil como país sede do circuito da Federação Internacional de Natação-FINA, em piscina de 25 metros, aconteceu em março de 1998, no Rio de Janeiro. Foi a estreia de um país das Américas na organização do evento.
Na temporada de 2004, a etapa brasileira se mudou para Belo Horizonte, no Minas Tênis Clube, e por lá ficou até 2008. Ano passado, com os recursos voltados para a participação no Mundial dos Esportes Aquáticos de Roma, o Brasil não organizou etapa da Copa, embora tenha enviado equipes para disputar as etapas no exterior.
Após 11 anos como organizadores do Circuito da Federação Internacional, é grande a lista dos nomes que já competiram nas etapas brasileiras da Copa do Mundo e que estiveram entre os melhores do planeta em suas especialidades.
Por aqui passaram os australianos Ian Thorpe e Geoff Huegill, os holandeses Peter van der Hoogeband e Inge de Bruijn, os italianos Massi Rosolino e Emeliano Brembilla, os russos Denis Pankratov e Nadejda Tchemezova, os alemães Thomas Ruprath, Jens Kruppa, Steve Theloke e Antje Buschulschulte, os sul-africanos Ryk Neethling, Roland Schoeman e Terence Parker, os americanos Gary Hall Jr, Natalie Coughling, Amanda Beard e Scott Tucker, o croata Milos Milosevic, as suecas Joanna Sjoberg e Therese Alshammar, a russa naturalizada espanhola Nina Zivanevskaya, a ucraniana Yana Klochkova, a eslovaca Martina Moravcova, e a costarriquenha Cláudia Poll, entre muitos outros.
Países Participantes: Argentina, Alemanha, Brasil, Cingapura, Colômbia, China, Equador, EUA, Holanda, Indonésia, Japão, Rússia, Suécia