Na ultima reunião dos técnicos da 3º região realizada no dia 05 de Fevereiro, para surpresa de todos foi anunciado a não realização do tradicional Troféu Fausto Alonso,
competição esta que era a única em Piscina de 50 Metros no semestre, e contava com um otimo nível técnico, com recordes, pontuação por equipe e até mesmo palestras para os atletas como a de Fernando Scherer.
Segundo o delegado regional Ricardo Kume, o que foi decisivo para que o evento não acontecesse no ano de 2011 foi o não apoio da Prefeitura Municipal de Marília, que em anos anteriores era parceira do Yara Clube na realização do evento, segundo a Presidência do clube a previsão inicial era de R$ 10,000 Reais negativos sem a ajuda da prefeitura, sendo assim o clube optou por não realizar o Evento.
(Tirado do Site do Yara Clube de Marília)
QUEM FOI FAUSTO ALONSO – Fausto Alonso foi treinador de natação do Yara Clube de Marília e revelou importantes nomes para a natação brasileira, como Tetsuo Okamoto e Nelson Casadei. Ele nasceu no bairro do Braz, em São Paulo, no dia 03 de Agosto de 1916. Era casado com Joanna Viviana Forin e teve dois filhos: Fausto e Ilza. Chegou na cidade de Marília na década de 40, como funcionário público, trabalhando na Casa da Lavoura. No Yara Clube, era técnico da natação e diretor social. Promovia grandes bailes, concursos de beleza e desfiles de moda. Treinava Tetsuo Okamoto quando o nadador conseguiu em Helsinque a primeira medalha olímpica da natação brasileira.
Fausto Alonso faleceu em 18 de Julho de 1975, mas o trabalho dele, muito bem estruturado no clube, continuou. O torneio realizado todos os anos em Abril é uma homenagem do clube ao treinador.
No ano de 2011 seria realizado o 23º Troféu Fausto Alonso, uma competição com 22 anos de tradição que por falta de planejamento não vai acontecer, pouco a cima podemos ver que o treinado não foi somente importante para o Clube, mas sim para toda a natação brasileira, pois de suas mãos saíram os treinos que levaram o nadador Tetsuo Okamoto a conquistar a 1º medalha Olímpica da natação brasileira, e note a ironia no final do texto retirado do próprio site do clube em destaque em vermelho(O torneio realizado todos os anos em Abril é uma homenagem do clube ao treinador), e o mais cômico para não dizer trágico é o relato que se encontra no blog "Japonês da Pátria filho" onde um texto conta a saga de Tetsuo e sua vida, Tesuo relata seguinte passagem.
"Em 1951 os treinos duros de Tetsuo deram resultados brilhantes. Dos jogos pan-americanos na Argentina, voltou com três medalhas: 2 de ouro (400 e 1500m) e 1 de prata (revezamento 4x200m).
A prefeitura de Marília chegou a declarar feriado municipal. "
Na olimpíada de Helsinque, na Finlândia Tetsuo iniciou a Historia da natação brasileira nas olimpíadas.
Como ele mesmo conta em entrevista"O rigoroso inverno de 1952 no Brasil esfriou até a normalmente quente Marília. A temperatura da água da piscina do Yara Clube desceu a 17 graus, não permitindo que a carga diária de treinos fosse muito além dos dois mil metros, uma ameaça a um possível êxito olímpico.
Tetsuo começou a mudar sua sorte quando desembarcou na Finlândia, cuja capital, Helsinque, contava com piscinas aquecidas. “Fiquei entusiasmado e acabei fazendo lá o polimento”.
E para vermos como é a politica, após ganhar a medalha olímpica Fausto Alonso e seu Pupilo Tetsuo foram aplaudidos e homenageados pelas autoridades locais, e Tetsuo virou até nome de praça em Marilia, esta mesma cidade onde nos dias de hoje não apoia a realização do 23º Troféu Fausto Alonso de natação, competição que conta com resultados importantes e tem como seus principais clubes vitoriosos o Clube de Regatas Flamengo, do Rio de Janeiro, que é a equipe que mais venceu o Torneio Fausto Alonso, depois do Yara Clube de Marília. Nos anos de 1991 e 1992, os cariocas foram bi-campeões. O Sport Club Corinthians (SP), foi campeão em 1996, enquanto que a Usipa (Ipatinga-MG), em 1994 e Unaerp (Ribeirão Preto), em 2003, também foram campeões. No ano passado o Clube Curitibano, de Curitiba (PR), foi o campeão pela primeira vez. Dos 20 torneios realizados em Marília, o Yara Clube foi o campeão por 14 vezes, ficando em segundo lugar por três vezes e em terceiro somente uma vez.
No ano de 2010 tivemos mais um decepção, pois outra grande torneio também foi extinto, a Copa Prudentina, que não foi realizada pelos mesmos motivos, o que será que esta acontecendo??? será essa a preparação para 2016???.